
Há duas semanas eu escrevi um artigo sobre quando usar modelos de raciocínio do ChatGPT e como eles se comparam aos demais modelos e, nesse intervalo de apenas 15 dias, muita coisa aconteceu.
Vou destacar aqui a chegada de mais um modelo ao ChatGPT, o lançamento de ontem da empoderada funcionalidade de criação de imagens realistas da ferramenta da OpenAI e um resumo do evento da AI Brasil na sede da CI&T.
SOBRE O CHATGPT 4.5
Apesar dele ter sido mencionado no artigo anterior, faltou dar mais detalhes sobre esse novo modelo, já que o texto anterior focava apenas na diferença entre os modelos GPT e os modelos de raciocínio.
O modelo GPT-4.5 é considerado o maior já feito pela empresa, pois recebeu um aumento em seu vocabulário, melhoria na intuição para interagir com os comandos e redução nas alucinações.
Esse modelo consegue captar dicas sociais, como expressões que possam indicar certas emoções, e tem maior compreensão do contexto no chat.
Em resumo, o ChatGPT 4.5 é mais preciso e menos confuso, sendo que sua taxa de alucinação também foi a menor até que a do Modelo o1, que é de raciocínio.
Para advogados e uso na prática jurídica, é possível que tenha respostas melhores e ajude de forma mais adequada na elaboração de documentos como contratos e petições.
Portanto, podemos resumir os modelos do ChatGPT conforme abaixo:
Modelos GPT
o GPT-4 (modelo antigo)
o GPT-4o (excelente para a maioria das perguntas)
o GPT-4o-mini (mais rápido para a maioria das perguntas)
o GPT-4o-mini com tarefas (possível agendar ações)
o GPT-4.5- (ótimo para escrita e exploração de ideias)
Modelos de Raciocínio
o o1 (reflexão avançada)
o o3-mini (rápido em reflexão avançada)
o 03-mini-high (ótimo para lógica e programação)
Os modelos GPT são mais rápidos e tendem a custar menos, bem como lidam melhor com tarefas mais simples e explicitamente definidas. Já os modelos da série O são tomadores de decisão mais confiáveis para tarefas mais complexas.
SOBRE O CHATGPT CRIANDO IMAGENS REALISTAS E TEXTOS LEGÍVEIS
Essa foi uma grande notícia da semana, uma vez que o ChatGPT já estava virando motivo de chacota com as sua criação de imagens “tão 2023”.
Agora será muito mais fácil para os usuários do ChatGPT criar e refinar imagens por meio de uma série de conversas com o chatbot.
A ferramenta também será capaz de criar imagens com texto coerente, corrigindo um erro antigo das IAs e tornando-o mais apto a gerar diagramas, infográficos e logotipos para usos profissionais.
Veja na foto que ilustra esse artigo um exemplo disso. Nessa montagem criada pelo GPT, o CEO global da Microsoft está ao meu lado, usando uma camiseta da AI Brasil, bem como um crachá do evento realizado na sede da CI&T, com o nome dele corretamente escrito.
Isso é impressionante!
Veja como o ChatGPT agora pode executar instruções mais complicadas sobre como os usuários desejam a composição de uma imagem. Nesse caso, eu o instruí a vestir o Satya com a mesma camiseta e crachá que eu estava utilizando na foto, e ele facilmente o fez.
A funcionalidade, claro, não é perfeita. Alguns erros são possíveis e esperados. Porém, já é um grande avanço que coloca o ChatGPT novamente na liderança do setor.
Para os advogados e profissionais do Direito, alguns dos melhores casos de uso estão na possibilidade de criação de gerar diagramas, infográficos e outros recursos visuais, muito usados no Visual Law e no Legal Design, que facilitam a compreensão de documentos jurídicos como contratos, políticas e petições.
SOBRE O EVENTO DA AI BRASIL NA SEDE DA CI&T
Para fechar aqui, compartilho os melhores momentos (na minha visão) do evento que a AI Brasil realizou na sede da CI&T no polo tecnológico de Campinas, no dia 25 de março.
Começo pela fala de abertura do Cesan Gion, CEO e Fundador da CI&T, que destacou o Brasil como um potência em capital humano para competir globalmente.
Segundo Cesan, o Brasil é o maior celeiro de pessoas capacitadas da América Latina, somando todos os países, em quantidade e em diversidade.
Destacou que precisamos sair desse modelo mental onde pensamos apenas no curto prazo e limitado ao mercado interno, pois isso não proporciona ser um real líder do seu segmento.
Para ele, existe uma mega oportunidade, especialmente na troca de gerações, com quem deveremos aprender o que muda em torno de hardskills e softskills.
As cartas estão abertas. Não devemos nos impor limites precocemente. Devemos alongar a nossa visão, encontrar a nossa perspectiva nesse grande jogo. Esse jogo é para jogar de dentro do furação, é o jogo para queimar caravelas e desbravar com coragem.
Pedro Chiamulera, co-fundador da AI Brasil, reforçou que tudo é sobre capital humano, longo prazo e cultura. Que o capital humano é o melhor do Brasil, mas que não vamos mudar uma cultura em um ou dois anos.
Ele destacou que tudo começa pela pessoa, pelo humano e pela mudança de mentalidade.
Temos muita gente boa nesse país e não devemos alimentar a famosa “síndrome de vira latas”, pois somos melhores até do que cidadãos de países avançados, como os americanos, pois somos muito mais desafiados e forjados nesses desafios.
Para Pedro, cultura é tijolo por tijolo. Ele usou uma analogia interessante, dizendo que a mudança de cultura é como furinhos em um dique. Aos poucos vai começando, com o tempo ganha volume e quando estourar, inunda tudo de uma vez.
Para fechar, Leandro Ângelo, Partner EVP Latam da CI&T, destacou que o nível de criatividade que nós temos é o que nos torna muito diferentes de qualquer lugar do mundo, aptos a ter mais protagonismo nessa jornada de revolução da Inteligência Artificial.
Como a CI&T se transformou em uma empresa AI First
Na sequência, o Felipe Frávero, head de produto da CI&T, apresentou o Flow End to End e mostrou, na prática, tudo o que Cesan, Pedro e Leandro falaram no primeiro painel.
Sua apresentação mostrou a jornada da empresa nesses últimos anos, desde 2022, com o lançamento comercial do ChatGPT, quando surgiu a iniciativa Tech Boosters PH.
Segue uma linha do tempo dessa evolução:
Em abril de 2023, chegaram aos 5 alfas, que seriam os pilares de uma empresa desse tipo.
Em julho de 2023, o Flow foi lançado.
Em agosto de 2023, começou a adoção com a CI&T ignitive framework, para engajar 7 mil colaboradores distribuídos globalmente.
Em setembro de 2023, eles já contavam com 10 clientes e 400 usuários no Flow.
Em novembro de 2023 já haviam alcançado 1 mil usuários em 30 clientes.
2024 começou com uma mudança de abordagem para Open Platform, habilitando os usuários a criarem seus próprios agentes e compartilhá-los.
Em março de 2024, um novo momento do programa de adoção.
Em julho de 2024 eles alcançaram mais de 5 mil usuários em mais de 90 clientes.
Hoje 85% dos colaboradores da CI&T utiliza Inteligência Artificial Generativa, sendo que 73% deles usam diariamente.
E isso já os credencia como uma empresa AI First, ou seja, uma empresa onde a adoção da Inteligência Artificial é amplamente disseminada em todos os setores, do RH ao Jurídico, dos programadores aos diretores.
E, além dessa linha do tempo, Felipe generosamente compartilhou a receita do sucesso, o processo de 3 atos para escalar a GenAI dentro de uma organização:
Ação 1: Ignição: desmistificar a GenAI para engenheiros e times de produto para criar adoção
o Explorar agentes
o Aprender e compartilhar
o Medir ganhos e aprender
o Construir a base de conhecimento
Ação 2: Aceleração: otimização de custo, eliminação de gargalos, design e adoção de novos ferramentas e formas de trabalho para aumentar a produtividade.
o Medir a evolução da adoção mês a mês (pessoas que usam diariamente)
Ação 3: Disrupção: investir em territórios desconhecidos do modelo operacional, mergulhar profundamente em o que é possível além do conhecimento atual, então revolucionando a forma como as pessoas trabalham.
Além disso, ele também compartilhou os cinco pilares de criação de uma empresa AI First:
Impacto (central)
Estratégia
Tecnologia
Governança
Requalificação
Todo o foco foi em uma única palavra: adoção.
Segundo Felipe, uma transformação não é feita apenas de early-adopters (entusiastas e adotantes iniciais de novas tecnologias).
Na verdade, o grande desafio é o abismo entre os adotantes iniciais e a maioria das pessoas que querem soluções completas e conveniência (que é exatamente o cenário que temos na área jurídica, os adotantes iniciais já estão aplicando IA em sua advocacia, enquanto os demais estão esperando a ferramenta perfeita).
Para a requalificação dos colaboradores, a empresa criou uma jornada de aprendizado, de iniciante a avançado, com pessoas habilitadas para criar os agentes de IA na ferramenta.
Até o momento, já foram criados mais de 2.500 agentes que realizam mais de 125 atividades por usuário, em média, e mais de 1 milhão de eventos por mês.
Trata-se de uma jornada contínua de gestão de mudança.
Os resultados têm sido consistentes em ganho de produtividade, que podem chegar a expressivos 2,5 vezes, com destaque para:
70% de clareza nas histórias dos usuários geradas
3x melhoria de qualidade
2x aumento de produtividade
Até 75% de redução no tempo para gerar histórico de negócios, com boa efetividade
50% de otimização de esforço na geração de casos de teste automatizados
Espero que esse artigo ajude a você, leitor, na tomada de decisão e na ação.
GRUPO DE ESTUDOS GRATUITO SOBRE IA NA ADVOCACIA
Como diz Dale Carnegie:
“Se você concluir a leitura desse texto e não se sentir pelo menos um pouco mais bem equipado para enfrentar as situações da vida, considerarei esse artigo um completo fracasso, pois, o grande objetivo da educação não é o conhecimento, e sim a ação.”
E, para que você não só acumule conhecimento, mas coloque em prática o que aprendeu, quero te convidar para fazer parte do nosso grupo de estudos gratuito Advocac.IA Inteligente, onde nós compartilhamos diariamente dicas como essa do artigo.
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Obrigado!
Mauro Roberto Martins Junior!
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