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Foto do escritorMauro Roberto Martins Junior

Como advogados autônomos podem priorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ainda aumentarem seus lucros?



Hoje eu quero falar com você, advogado que atua sozinho.


Atrair um fluxo constante de clientes ideais é o sonho de muitos advogados autônomos. 

Se fosse possível desenvolver esse fluxo, a sua prática floresceria — além disso, você poderia passar mais tempo se aprimorando ou estando presente para seus amigos e familiares.


Tal situação é possível, mas — não vamos adoçar a pílula — pode dar muito trabalho para começar a funcionar.


Segundo o Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilAdv), feito em 2023 pela OAB em todo o país, a maior parte dos advogados brasileiros recebe menos de cinco salários mínimos por mês, o equivalente a R$ 6,6 mil.


O estudo indica também que 30% da profissão não possui plano de saúde e 42,66% trabalha de casa, em regime de home office.


Se você é um advogado solo, sem dúvida é esforçado e motivado, mas também é humano. 


Você merece ter uma vida fora do trabalho. Se tem sido difícil para você equilibrar o esforço profissional com a realização pessoal, você não está sozinho.


Felizmente, o setor jurídico infamemente workaholic pode estar se aquecendo para a ideia de que a vida fora do trabalho pode importar tanto quanto o que você faz quando está no trabalho. 


Em um relatório do Instituto Thomson Reuters, também de 2023, 84% dos entrevistados disseram que veem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como uma medida de sucesso no que se refere aos seus escritórios de advocacia. 


Se você é um advogado autônomo que deseja alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas não tem certeza de como começar, aqui estão cinco dicas para tentar:


1. Priorizar a prioridade


Lutar uma guerra em várias frentes de batalha é a receita certa para acabar em esgotamento. 


Vamos pegar o marketing, por exemplo: não seria um plano inteligente lançar um blog, um novo site e uma presença forte nas mídias sociais no mesmo mês em que você participa de uma reunião da associação comercial ou tenta ir a uma reunião de família. 

Isso é muita coisa para qualquer pessoa lidar, e você não terá nada sobrando depois que o dia de trabalho terminar.


Ao invés disso, uma estratégia melhor seria decidir o que é mais importante. E aquela grande conferência? Tirar fotos novas? Atualizar seus materiais impressos? Investir o seu tempo e o esforço que você tem para tarefas de marketing nisso. 


Uma vez feito isso, você pode descer na lista (e ao longo do caminho, calibrar seu senso de "tempo e esforço disponíveis"). 


Você não pode fazer tudo de uma vez, e você alcançará mais se for atencioso e intencional sobre qual é a Prioridade Número Um.


2. Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente


Reserve um tempo para pensar sobre os elementos da sua prática onde você tem mais sucesso. Isso pode significar os assuntos que são mais lucrativos ou os casos que você considera mais gratificantes. 


Defina metas concretas para trabalhar nisso e forneça a você e ao seu escritório itens de ação específicos, como as metas descritas aqui:


  • Específico: Certifique-se de que seus objetivos sejam claros e bem definidos

  • Mensurável: defina métricas para saber quando você atingiu sua meta

  • Alcançável: Considere se a meta é viável e possível. Você pode realisticamente atingi-la?

  • Relevante: determine se essa meta é importante para seu propósito

  • Com limite de tempo: inclua uma data de início e uma data de fim para gerar urgência


Como você pode recalibrar seu tempo e energia para que você gaste mais tempo em coisas que são bem-sucedidas? 


Não é uma pergunta fácil, e pode levar muito tempo para responder. 


Lembre-se da máxima: estar ocupado não é o mesmo do que ser produtivo. Ser produtivo é alcançar resultados. Não ocupe seu tempo com coisas que não geram resultado.


Na parte financeira, sair por aí "pegando qualquer caso" pode não só te sobrecarregar com serviços de menor valor, como te atrapalhar de fazer o necessário para conquistar clientes melhores, que pagam mais, em casos de maior valor.


Se você puder realinhar como você dedica o seu tempo, você acabará mais feliz em sua carreira e mais satisfeito no geral.


3. Deixe a IA fazer o trabalho por você


A Inteligência Artificia (IA) e a Inteligência Artificial Generativa (IAGen) não podem fazer seu trabalho por você, mas podem facilitar sua carga de trabalho diária. 


Combinadas com sua expertise jurídica, as ferramentas de IA podem ajudar você quando sua criatividade estiver em baixa ou quando você estiver sobrecarregado com tarefas que consomem muito tempo.


Há fortes indícios de que o setor jurídico está se abrindo para o tempo economizado e o esforço prometido pela IA. 


Dados da Thomson Reuters mostram que a IA pode liberar tempo de trabalho adicional em um ritmo de quatro horas por semana no próximo ano, com 59% dos advogados esperando que a economia de tempo leve a um foco maior no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


Além disso, a maioria dos advogados (40%) disse que estava esperançosa ou animada com a introdução do GenAI em seu setor devido ao aumento da eficiência e produtividade.


Pense assim: se hoje você pode se comprometer com 20 casos por mês, ou 20 consultas por mês, com a inteligência artificial você pode dobrar esse volume de demandas, porém usando menos horas do seu dia para realizar o trabalho. Incrível, não é?


Embora ainda haja um nível saudável de hesitação em torno da adoção do GenAI entre profissionais jurídicos, está ficando claro que as ferramentas GenAI podem eliminar tarefas de baixo valor e que exigem muito tempo para serem realizadas, deixando o advogado com mais tempo para se dedicar a tarefas intelectualmente desafiadoras, além de poder cuidar de suas próprias necessidades pessoais.


4. Delegar quando for apropriado


É da natureza dos advogados autônomos pensar que eles têm que fazer tudo sozinhos.

 

Há partes da administração do seu escritório que você pode delegar, no entanto, e fazer isso pode liberá-lo para se concentrar em aspectos mais importantes do seu negócio ou áreas da sua vida pessoal que poderiam usar um pouco mais da sua atenção.


O Marketing pode não ser seu ponto forte, por exemplo. Então você pode trabalhar com um fornecedor experiente de marketing jurídico digital para lidar com boa parte dele para você. 


Com isso, você pode aproveitar o tempo que gastaria em marketing e usá-lo para um caso de maior importância, ir a eventos de networking ou passar um tempo com seus entes queridos. 


Outra forma de "delegar" é automatizar. Nem tudo precisa ser feito à mão. As respostas das primeiras mensagens nas suas redes sociais, por exemplo, podem ser automatizadas para uma boa qualificação dos potenciais clientes, de forma que você só precise entrar para conversar com aqueles que realmente têm interesse em te contratar.


O investimento de recursos é um grande obstáculo para alguns advogados solo superarem, mas muitos acham que é um desembolso estratégico de capital que, no final das contas, vale muito a pena.


5. Lembre-se de que seus clientes precisam de você


Você não pode ser um bom advogado e fornecer aos seus clientes o serviço e a advocacia de que eles precisam se estiver estressado, com pouca energia e esgotado de outras formas. 


Claro, muitos dos seus clientes só o conhecem em sua capacidade como advogado e o contratam por suas habilidade e capacidades.


Mas não se esqueça de que você não pode entregar o que eles querem se não tiver cuidado adequadamente de si mesmo. 


Para ser o melhor advogado que você pode ser, você precisa ter certeza de que está atendendo às suas necessidades como ser humano também. Só então você pode oferecer seu melhor desempenho, melhor esforço e produto de trabalho de alta qualidade. 


Comece a se organizar agora para que em 2025 você consiga ter uma rotina mais tranquila e, ainda, uma advocacia mais rentável.


Pesquisa para ajudar os advogados em 2025


Com o objetivo de entender em que nível de evolução em I.A. estão os advogados brasileiros, bem como quais são suas necessidades e desejos, estamos realizado uma pesquisa inédita no Brasil.


Para participar, basta clicar nesse link e participar: https://bit.ly/pesquisaebld


Os resultados obtidos nessa pesquisa serão compartilhados em um relatório completo para os participantes, bem como serão apresentadas recomendações, dicas de ferramentas, técnicas de engenharia de prompts e caminhos para os advogados avançarem no uso da I.A. Generativa.


Contamos com a sua contribuição nesse estudo.

Obrigado!


Mauro Roberto Martins Junior


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