top of page

Soluções automatizadas com inteligência Artificial: A joia rara da Controladoria Jurídica.

Conheça a história de pioneirismo e adaptabilidade da advogada curitibana Carolina Zambão na implementação de tecnologia e inovação jurídica.


O universo jurídico é um terreno fértil para as oportunidades tecnológicas. Em um ambiente onde os operadores do direito enfrentam muitos problemas para manter a produtividade e qualidade nos seus serviços nascem inúmeras soluções voltadas à eficiência e maximização de resultados.

 

Eu, como palestrante e mentor de outros advogados, conheço bem o sofrimento dos escritórios e departamentos jurídicos. Mesmo diante de tanta novidade e avanço tecnológico, poucos admitem é que há um certo receio no uso de novas tecnologias no dia a dia do trabalho jurídico. É realmente um terreno um tanto desconhecido e, por isso, algumas ações simples, como implementar uma agenda eletrônica podem parecer o fim do mundo.

 

Não é fácil inovar. Com certeza os advogados, lá no começo, olharam para as empresas de softwares jurídicos e pensaram “isso não vai dar certo”. Mas, quem chega primeiro bebe água limpa. E assim foi o começo da jornada profissional da advogada extraordinária Carolina Zambão, especialista em controladoria jurídica e implementação de tecnologia no setor jurídico. 

 

Advogados extraordinários aqui têm espaço. E, a Dra. Carolina, conquistou a minha atenção quando eu ouvi sua história e tomei conhecimento das suas contribuições significativas para o avanço do setor jurídico. Apesar de ela ter passado por um estágio na área penal e gostar da rotina de investigação, de ter feito concurso para delegada federal e de sonhar em prender bandido, foi na função de controller jurídico que ela se destacou.

 

Seus primeiros passos mais firmes na advocacia foram dados na controladoria de um grande escritório de Curitiba que tomava conta dos processos judiciais da empresa de telefonia Tim S.A em 2014. Nessa época, pouco se falava em controladoria e, ela como controller jurídico, liderou o processo de implementação de tecnologias do escritório. Vanguardista da automatização de processos no mundo jurídico, a Dra. Carolina replicou a sua metodologia inovadora em outras filiais do escritório localizadas em outros estados. O sucesso dessa implementação foi o ponto crucial para ela se tornar a nova sócia do escritório enquanto ainda era uma advogada júnior (não estamos falando da cena da série Suits, mas eu lembrei disso também).

 

Soluções inovadoras para escritórios e departamentos jurídicos é um tema forte na minha jornada profissional. Desde quando eu atuei no jurídico de um dos escritórios mais admirados do Brasil e no jurídico na Microsoft eu vejo a dificuldade dos advogados de usar tecnologia. O que me faz refletir sobre a história da Dra. Carolina. Suas habilidades extraordinárias e expertise em controladoria jurídica a posicionaram como uma profissional de grande relevância e impacto positivo no setor jurídico brasileiro.  

 

A Dra. Carolina foi a líder responsável na criação e implementação da plataforma jurídica COREJUR, que automatiza documentos legais e utiliza inteligência artificial para criação de peças jurídicas e padronização de teses, gerando segurança jurídica, produtividade e economia financeira para clientes, escritórios e advogados em todo Brasil. E, por essa capacidade de inovar e otimizar o trabalho de advogados, a Dra. Carolina foi premiada nacionalmente e internacionalmente, reafirmando seu posicionamento como líder inovadora e referência na área jurídica.

 

Lá na Lawhaus, minha empresa de inovação jurídica, atendemos muitos escritórios que procuram as melhores soluções para a gestão de um escritório. Mas, para atender cada dor dos meus clientes é necessário associar o conhecimento da área jurídica ao conhecimento das possíveis tecnologias que podem ser aplicadas. O mesmo aconteceu na jornada da Dra. Carolina. A sua expertise em controladoria jurídica foi determinante para a criação e aprimoramento do COREJUR como um sistema de gestão preventiva. Certo dia, durante as revisões das peças jurídicas, ela identificou padrões suspeitos no trabalho de alguns advogados que ela fazia o controle. Por causa da sua atenção aos detalhes, ela conseguiu eliminar e combater fraudes que estavam prejudicando os seus clientes e o sistema jurídico. Dra. Carolina desempenhou um papel fundamental na mitigação de fraudes em processos judiciais no Brasil.

 

A Dra. Carolina se destacou por sua visão inovadora e futurista, rompendo com o modelo tradicional de advocacia. Sua capacidade de olhar além do direito a fez enxergar oportunidades dentro de uma área pouco explorada. Sua atuação no projeto de automação de peças jurídicas no software COREJUR do escritório foi fundamental para o avanço do setor jurídico, sobretudo da área de controladoria jurídica e implementação de tecnologia no direito. Como expert na área de inteligência artificial, eu sei que essa jornada da Dra. Carolina, que teve início em 2014, está só no começo. Ainda há muita coisa a se fazer para ampliar a eficiência dos escritórios e departamentos jurídicos através do uso das IAs generativas como Chat-GPT, Claude, Copilot, dentre outras. 

 

Por aqui estou sempre em busca de outros profissionais que, como a Dra. Carolina, estão transformando o universo jurídico com metodologias inovadoras. Acompanhe nosso conteúdo e conheça outros profissionais extraordinários do direito que estão se destacando pela sua forma de advogar e de gerir seus escritórios.

 

Abraços do Mauro.

 

23 visualizações0 comentário
bottom of page